quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Receita de boa educação

Por que a Finlândia tem os melhores resultados nos índices mundiais de educação?

O governo do Japão enviou uma comitiva ao país escandinavo pra descobrir a resposta. Entre vários aspectos importantes, os japoneses se depararam com uma característica que, inesperadamente, estava entre os pontos-chaves do modelo educacional finlandês: o ensino de música.

Os especialistas finlandeses explicaram aos japoneses que a música produzia dois resultados essenciais. Primeiro, as aulas de música resgatam uma relação fundamental de aprendiz e mestre que acaba se transbordando para as outras disciplinas. Segundo, o ensino de música aproxima a família do aprendizado da criança; no dia-a-dia, quando o aluno pratica suas lições com o instrumento em casa e, nas apresentações na escola, quando a família vai assistir aos concertos.

Escutei esta história em um seminário aqui em Barcelona sobre educação na América Latina. Depois fiquei me perguntando: quantas escolas públicas ensinam música no Brasil? Um luxo quase impensável... no país da melhor música do mundo.

Um comentário:

  1. BRUNO, NAS ESCOLAS INFANTIS TEM SIDO DADO AULA DE MUSICA.NA ESCOLA EFIGENIA VIDIGAL,A FILHA DA DRA MARISA LECIONA.SAO POUQUISSIMAS.NA MINHA EPOCA DE DOROTEIA TINHA DONA EMERIH.APRECIO MUITO SUAS POSTAGENS.BJ,IA

    ResponderExcluir