Por que a Finlândia tem os melhores resultados nos índices mundiais de educação?
O governo do Japão enviou uma comitiva ao país escandinavo pra descobrir a resposta. Entre vários aspectos importantes, os japoneses se depararam com uma característica que, inesperadamente, estava entre os pontos-chaves do modelo educacional finlandês: o ensino de música.
Os especialistas finlandeses explicaram aos japoneses que a música produzia dois resultados essenciais. Primeiro, as aulas de música resgatam uma relação fundamental de aprendiz e mestre que acaba se transbordando para as outras disciplinas. Segundo, o ensino de música aproxima a família do aprendizado da criança; no dia-a-dia, quando o aluno pratica suas lições com o instrumento em casa e, nas apresentações na escola, quando a família vai assistir aos concertos.
Escutei esta história em um seminário aqui em Barcelona sobre educação na América Latina. Depois fiquei me perguntando: quantas escolas públicas ensinam música no Brasil? Um luxo quase impensável... no país da melhor música do mundo.
BRUNO, NAS ESCOLAS INFANTIS TEM SIDO DADO AULA DE MUSICA.NA ESCOLA EFIGENIA VIDIGAL,A FILHA DA DRA MARISA LECIONA.SAO POUQUISSIMAS.NA MINHA EPOCA DE DOROTEIA TINHA DONA EMERIH.APRECIO MUITO SUAS POSTAGENS.BJ,IA
ResponderExcluir